Toxina Botulínica

Popularmente conhecido como Botox® em função da marca de um dos fabricantes mais conhecidos mundialmente, é um medicamento de origem natural utilizado há muitos anos na Medicina. É indicado para tratamento de rugas dinâmicas, ou seja, rugas criadas pela ação repetida dos músculos da face. Está indicada em pacientes com rugas frontais (testa), glabelares (entre as sobrançelhas) e peri-orbitais (pés de galinha). Pode ainda ser aplicada em outras áreas da face, porém com resultados mais limitados. Esse procedimento produz um pequeno edema e é necessário alguns cuidados nas primeiras horas que são orientados ao paciente. O efeito da aplicação é de aproximadamente 6 meses.

As indicações clássicas são o tratamento das rugas na testa, entre as sobrancelhas (concentração ou tensão) e nos pés-de-galinha, suavizando estas rugas e levando a um aspecto mais jovial e bonito. É possível melhorar o aspecto do pescoço com esta técnica. O Botox® também é muito eficiente no tratamento do pescoço envelhecido. Neste caso, a medicação é aplicada diretamente no músculo denominado platisma, um dos responsáveis pelo envelhecimento e enrugamento da região cervical. As alterações determinadas por este músculo são conhecidas como bandas do platisma. A aplicação do Botox na região do pescoço é freqüentemente associada a outros procedimentos na face como preenchimentos ou cirurgias.

É possível elevar as sobrancelhas com Botox. A aplicação cuidadosa pode produzir leve elevação da parte lateral da sobrancelha, dando um aspecto suavemente mais jovial. Queda dos supercílios e sobras de pele nas pálpebras superiores devam ser tratadas com blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e elevação cirúrgica dos supercílios para obtenção de resultados mais eficazes e duradouros.

Assista aqui ao vídeo sobre botox