Preenchimento Facial

Os preenchedores têm por objetivo atenuar as rugas ditas como estáticas (aquelas que se mantém independente da ação muscular e costumam ser o resultado da ação do tempo, exposição solar e agressores como o fumo). As áreas mais comumente tratadas e com boa resposta aos preenchedores são: sulco nasogeniano (bigode chinês), labiomentoniano (marionete fold) e sulcos glabelares (região entre as sobrancelhas). Tal terapêutica pode ser empregada também com o intuito de promover aumento labial.

Vários produtos são comercializados com este objetivo. Os mais conhecidos são: polimetilmetacrilato (PMMA) e ácido hialurônico. Em função das complicações inerentes ao material e sua reação com o organismo, eu, particularmente, não uso tal substância.

O ácido hialurônico é uma substância orgânica presente inclusive em vários tecidos do corpo. Costuma ser absorvido no período de 1 ano quando sua aplicação deve ser repetida. Tal substância tem seu uso liberado pela ANVISA.

A aplicação é realizada mediante o uso de anestésico tópico em regime ambulatorial. A ocorrência de inchaço e roxidão são comuns e sua resolução costuma ocorrer por volta da primeira semana. É importante ressaltar que o emprego dos preenchedores não substitui cirurgias como a ritidoplastia e seu uso está mais voltado às pequenas alterações ou como complemento dos procedimentos cirúrgicos.