Cirurgia de Coxas (Cruroplastia)

É mais uma cirurgia que faz parte do arsenal cirúrgico a ser empregado nos pacientes após grandes perdas ponderais. Caracteriza-se pela retirada do excesso de pele e gordura da região que vai da raiz da coxa à porção superior do joelho. Pode ou não estar associada ao emprego de lipoaspiração.

Na região inguinal as cicatrizes costumam ficar camufladas no sulco da virilha. Na porção média e distal das coxas há a necessidade de uma abordagem em fuso que gera uma cicatriz vertical na face interna da coxa. São áreas de maior tensão que podem, no pós-operatório, evoluir com alargamento das cicatrizes.

A recuperação compreende repouso relativo, no intuito de evitar tensão na cicatriz. Caminhadas dentro de casa são liberadas no primeiro dia pós-operatório. Atividades físicas como corrida, academia, etc, só são liberadas após 2 meses, período pelo qual o paciente deve usar malha de compressão, que só deve ser removida durante o banho.

O paciente deve ficar ciente que ao realizar tal procedimento estará trocando o excesso de pele/gordura e falta de contorno da coxa por uma cicatriz extensa e dita em “T”, desde a virilha até o joelho.